quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A FANTÁSTICA MÁQUINA QUE TRANSFORMA ÓLEO DE FRITURA EM SABÃO


Aparelho caseiro portátil permite reciclar óleo vegetal saturado, transformando óleo usado em sabão


Assim como existem máquinas para fazer pão e sorvete em casa, em breve deve começar a ser vendido no Brasil um aparelho doméstico para produzir sabão a partir de óleo de cozinha usado, que, jogado fora, contaminaria o meio ambiente. 


O aparelhinho, que mais se parece com uma cafeteira, foi criado pela Reciprátik, de Juiz de Fora (MG). O reciclador é capaz de transformar meio litro de óleo usado em 650 gramas de sabão biodegradável em até 10 minutos, apenas adicionando água e soda cáustica. 


A empresa Bertussi Designdustrial, com sede na cidade de Caxias do Sul, foi a responsável por tirar do papel a idéia da Reciprátik. Observando detalhes como praticidade, por exemplo, o núcleo de carenagem de máquinas do escritório foi quem deu forma ao aparelho. O escritório caxiense, que também tem unidade no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do Parque Científico e Tecnológico PUC-RS, em Porto Alegre, está desenvolvendo também o protótipo do reciclador de óleo industrial, para utilização em restaurantes, pastelarias e demais estabelecimentos que utilizam o óleo de cozinha. Esse modelo, além de sabão em barra, também poderá produzir sabão líquido.


A saber: o produto desenhado pela Bertussi também conquistou o prêmio IDEA Brasil 2010, na categoria Ecodesign. 


CONTRATO:
Avenida Doutor Paulo Japiassu Coelho, 565 , Cascatinha,
Juiz de Fora - MG
CEP: 36033-310 E-mail: recipratik@recipratik.com.br
Telefone: (32) 3236-1025
Telefone: (32) 8832-5247
Site: http://www.hojeemdia.com.br/colunas-artigos-e-blogs/diarios/negocios-s-a-1.11090/produto-mineiro-inedito-recicla-oleo-na-cozinha-1.110799
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...